sábado, 12 de fevereiro de 2011

164° Aniversário de Thomas Edison


Será que coseguiríamos ouvir músicas em pequenos aparelhos,thomas_edison2-800x1024 como um MP3 player, se Thomas Edison não tivesse criado, antes, o fonógrafo? Será que Nikola Tesla teria descoberto a Corrente Alternada se Thomas Edison não tivesse descoberto a Corrente Contínua? Será que poderíamos ir ao cinema assistir à filmes em 3D se Thomas Edison não tivesse inventado o cinetoscópio? Ou melhor, será que existiram lampâdas LED se Edison não tivesse inventado a lâmpada incandescente? Não podemos responder o “se” dessas perguntas, mas sabemos com certeza que esse grande inventor contribui muito para a humanidade.
Thomas Alva Edison nasceu no dia 11 de fevereiro de 1847, em Milan, estado de Ohio, Estados Unidos. Assim como Einstein, não era bem visto pelos professores.Seu professor, o padre Engle, dizia que ele "tem o bicho no corpo, que é um coça-bichinhos estúpido, que não pára de fazer perguntas e que lhe custa a aprender". Alfabetizado por sua mãe, devido a problemas na escola, desde criança se interessava por experimentos químicos e por mecânica. Seu primeiro emprego foi de vendedor de jornais, em um comboio de um trem. Interessou-se por código Morse, e chegou a treinar como operador de telégrafo, entre 1863 e 1868.
Thomas-Edison-o-gênio-da-lâmpada
Seu primeiro invento foi uma máquina de votar, mas ninguém se interessou. Em 1876, fundou um centro de pesquisas em Menlo Park, com oficinas e laboratórios. Em 1877, inventou o fonógrafo, utilizando um cilindro com sulcos coberto por uma folha de estanho, na ponta ficava um diafragma conectado a um bocal. O cilindro era girado manualmente, e conforme a pessoa ia falando no bocal, as ondas mecânicas faziam o diafragma vibrar, movimentando uma ponta aguda, que fazia sulcos na folha de estanho. Feito isso, era só substituir a ponta aguda por uma agulha, e o aparelho reproduzia a voz gravada no estanho.
EdisonPhonograph
Em 21 de outubro de 1879, sua vida se iluminou, literalmente. Depois de muitas experiências, inventou a lâmpada incandescente, que brilhou por 45 horas. A lâmpada era feita de filamentos de algodão carbonizado, coberta por um bulbo de vidro, para isolar o oxigênio.Depois desse invento, chegou ao auge da fama, foi chamado de mágico e de gênio.
lampada
Patenteado em 1981, Edison inventou o cinetoscópio, um projetor de cinema. O aparelho era uma caixa de madeira, e dentro continha uma lâmpada e um rolo de imagens. Ao todo, esse grande inventor patenteou 1093 inventos, e foi considerado “o mais útil cidadão americano”.
cinetoscopio
Thomas Edison morreu aos 84 anos, no dia 18 de outubro de 1931. No dia de seu enterro as luzes dos Estados Unidos se apagaram, em respeito à esse gênio. Nós do Clube de Radioamadores do CMPA fazemos essa pequena homenagem a esse grande inventor.

Vanderlei Amaral

edison_fonografothomas_edison

Um comentário:

  1. é homem foi ótimo para humanidade parabéns pelo o que ele construiuumm

    ResponderExcluir