quinta-feira, 5 de maio de 2011

DIA DA ARMA DE COMUNICAÇÕES

          “Quando soa a metralha ou o ronco dos canhões; Nos céus da pátria ecoa, teu nome Comunicações.”
símbolo comunicações
          No dia 05 de maio, o Exército Brasileiro comemora o Dia da Arma de Comunicações.
          A Arma de Comunicações é tão importante quanto qualquer outra para o Exército. Também chamada de Arma do Comando, a Arma de Comunicações brasileira surgiu durante a 2° Guerra Mundial, quando foi criada a 1° Companhia de Transmissões. Antes disso o papel da comunicação era exercido pela Arma de Engenharia. Essa arma tem como função a organização da tropa, ela mantém o contato com os demais combatentes, comanda e coordena as operações. Atua também na Guerra Eletrônica, que é dividida em três objetivos: Medidas de Apoio de Guerra Eletrônica(MAGE), Medidas de Ataque Eletrônico(MAE) e Medidas de Proteção Eletrônica(MPE). Marechal-Rondom
          O fato de a comemoração ser no dia 05 de maio, é em homenagem a Cândido Mariano da Silva, Patrono da Arma de Comunicações. Marechal Rondon, como é mais conhecido, nasceu no dia 05 de maio de 1865, no Mato Grosso, em uma cidade chamada Mimoso. O sobrenome Rondon, Cândido Mariano adquiriu de seu tio, que o criou após a morte de seus pais. Entrou para o Exército em 1881 e teve participação ativa no movimento pela proclamação da República. Foi graduado bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais, em 1890. Foi aluno de Benjamim Constant(homenageado como “Fundador da República Brasileira")  e, sob sua influência, defendia fortemente o Positivismo.
Marechal_Rondon          Foi nomeado, em 1889, ajudante da Comissão de Construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá a registro do Araguaia, chefiada pelo Coronel Gomes Carneiro. Participou, ainda, de várias comissões para instalar linhas telegráficas em todo o Brasil, que ficaram conhecidas como Comissão Rondon. Teve grande importância para a topografia, cartografia, zoologia e estudos étnicos brasileiros, pois com suas inúmeras expedições teve enorme contato com o território nacional e com muitas sociedades indígenas. Ficou conhecido por suas ações pacificadoras entre várias tribos indígenas, e é considerado  um dos cinco maiores desbravadores do mundo.
          Devido ao grande contato que Rondon tinha com os índios, foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios, criado em 1910. Com isso, Rondon comandou e traçou o roteiro da expedição que fez com o ex-presidente americano Theodore Roosevelt pelo interior brasileiro, que ficou conhecida como a Expedição Roosevelt-Rondon.
          Entre 1919 e 1925, Rondon foi diretor de Engenharia do Exército. Foi general-de-brigada em 1919, e general-de-divisão em 1923. Foi finalmente nomeado marechal no ano de 1955. Em 1958 não pôde ver a Seleção Brasileira ganhar sua primeira Copa do Mundo, pois faleceu no dia 19 de janeiro, no Rio de Janeiro.
          Para homenagear Rondon, foi escolhido a data de seu nascimento para comemorar o Dia Nacional das Comunicações. O Estado de Rondônia tem esse nome em sua homenagem.

CANÇÃO DAS COMUNICAÇÕES
Pelas estradas sem fim, ou pelo campo caminha a Glória.
Os nossos fios, as nossas antenas transmitem essas vitórias.
Quando soa a metralha ou o ronco dos canhões
Nos céus da Pátria ecoa, teu nome Comunicações.

E quando a vitória vier,
Alguém falará no porvir,
Na paz, assim como na guerra,
Teu lema é sempre servir.

Dentro das noites escuras, o teu trabalho silente será.
E nessa mudez, somente a bravura, ao teu lado caminhará
Sempre estarás na vanguarda e cumprirás do Comando as missões,
Com o nome de Rondon, pulsando em nossos corações.

E quando a vitória vier,
Alguém falará no porvir,
Na paz, assim como na guerra,
Teu lema é sempre servir."

Letra: Aloísio Pereira Pires
Música: Abdon Lyra
 
          O símbolo no início do texto é o símbolo das Comunicações do Exército Brasileiro, esse símbolo(o próprio que está aqui) não pode ser encontrado em qualquer lugar, pois os símbolos encontrados na internet estão totalmente fora de escala, com proporções erradas. Esse foi feito especialmente para o brasão do Clube de Radioamadores do CMPA, com proporções exatas de como ele deveria ser, tiradas de um manual de telegrafista.
Comunicações-EBComunicações-EB_01

Fontes:http://www.exercito.gov.br/web/midia-eletronica/cancao-das-comunicacoes
http://www.funai.gov.br/indios/personagens/rondon.htm
http://www.5rm5de.eb.mil.br/secoes/escter/tiro_guerra/paginas/noticias/comunicacoes.htm
http://www.forte.jor.br/2011/05/04/05-de-maio-dia-da-arma-de-comunicacoes/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_eletr%C3%B3nica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Positivismo

Vanderlei Amaral

3 comentários:

  1. Parabéns pela página. Muito bom trabalho.
    Maj Com Pessanha

    ResponderExcluir
  2. EXERCITO FORTE NAÇAO SOBERANA - JR PIT BOY CPF14933389861 - IMPRENSA@EXERCITO.GOV.BR - MARKETING@EXERCITO.GOV.BR - TELEFONE 06134156705

    ResponderExcluir
  3. Já faz um bom tempo que o Dia 5 de maio é o Dia Nacional das Comunicações. O nosso patrono, Marechal RONDON não é só patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro, ele é o Patrono das Comunicações no Brasil.

    ResponderExcluir