quarta-feira, 27 de abril de 2011

HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES-CRONOLOGIA

Por Ivan Dorneles Rodrigues-PY3IDR

1844 – Samuel Morse inventa o telégrafo. Com esse aparelho, nascem as telecomunicações. A primeira demonstração publica do invento acontece a 24 de maio desse ano, quando é transmitida, de Baltimore a Whashington DC, a mensagem: “What Hath God Wrought?”.

1858 – A 5 de agosto, o primeiro cabo telegráfico transatlântico é inaugurado, mas a comunicação é interrompida 26 dias depois por excesso de voltagem.

1861 – Completa-se a ligação telegráfica costa a costa nos Estados Unidos no dia 24 de outubro.

1865 – Representantes de vinte nações fundam, no dia 17 de maio, a União Telegráfica Universal, mais tarde denominada União Internacional de Telecomunicações.

1866 – A 27 de julho é inaugurado o segundo cabo telegráfico transatlântico, que estabelece comunicação permanente entre a Europa e os Estados Unidos.

1873 – Alexander Graham Bell inicia suas experiências com o telégrafo harmônico.

1874 – O professor Elisha Gray inicia experiências com o telégrafo harmônico.

1875 – Janeiro: com o apoio financeiro de Gardiner Greene Hubbard e de Thomas Sanders, Alexander Graham Bell emprega Thomas Watson como assistente.

Fevereiro: Graham Bell registra a patente do telégrafo harmônico (e sua aplicação) e assina um contrato de sociedade com Hubbard e Sanders.

A 2 de junho, uma “palheta presa” no telégrafo harmônico de Alexander Graham Bell conduz às experiências que levam ao telefone.

1876 – Alexander Graham Bell inventa o telefone. No dia 7 de março, ele deposita a patente US nº 174.465. A 10 de março, a patente é deferida.

A 10 de março, Graham Bell envia a primeira mensagem pelo telefone.

A 25 de junho, Alexander Graham Bell faz demonstrações do telefone na Exposição do Primeiro Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia. Dá-se o primeiro diálogo telefônico em público, entre o inventor e Dom Pedro II.

A 26 de novembro, é feita a primeira chamada telefônica interurbana do mundo, entre as cidades de Salem e Baltimore.

1877 – Em janeiro, o primeiro telefone instalado no Brasil, presente de Alexander Graham Bell ao seu amigo Dom Pedro II, começou a funcionar no Palácio São Cristóvão, hoje Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, interligando-o ao Palácio da Rua 1º de Março, edifício hoje pertencente aos Correios.

A 9 de julho, é criada a Bell Telephone Company.

Charles Cros formula o princípio do fonógrafo.

1878 – Edison realiza o aparelho imaginado por Charles Cros.

Hughes inventa o microfone de carvão.

Em Newhaven, instala-se uma central telefônica.

1879 – A 15 de novembro, Dom Pedro II outorga a primeira autorização para exploração de serviços telefônicos no Brasil a Charles Paul Mackie, que representa os interesses da Bell Telephone Companhy.

1884 – Nipkow inventa o disco que tem o seu nome para analisar as imagens.

Maxwell estabelece a teoria eletromagnética da luz.

1887 – Heinrich Hertz realiza um experimento que prova que Clerk Maxwell estava certo. As ondas eletromagnéticas são chamadas de ondas hertzianas.

Berliner inventa o disco fonográfico.

Alexander Graham Bell aperfeiçoa o fonógrafo de Edison, criando o precursor do gramofone.

1888 – Hertz verifica a produção de ondas eletromagnéticas.

1889 – Edouard Branly inventa o coesor, primeiro detector prático.

1892 – Criada a primeira central telefônica automática, por Almon Brown Strowger.

1893/94 – Primeiras transmissões de telefonia sem fio, feitas pelo Padre-cientista Roberto Landell de Moura em São Paulo.

1895 – Guglielmo Marconi, no mês de setembro, realiza sua primeira experiência de radiotelegrafia, entre a janela do sótão onde havia montado seu laboratório, e um aparelho receptor colocado a breve distância, no campo.

Nos dias seguintes repete a experiência, dessa vez deixando uma colina como obstáculo às ondas hertzianas, com amplo sucesso.

Marconi aplica antenas aos aparelhos de transmissão e de recepção, descobrindo, assim, o acessório básico da radiotelegrafia.

Guglielmo Marconi obtém a patente nº 12.039.

Na Rússia, Popov utiliza a antena aérea e faz funcionar um telégrafo sem fio.

1896 – Guglielmo Marconi realiza experiências no teto do Post Office e na planície de Salisbury, conseguindo uma transmissão de radiotelegrafia a mais de 4 mil metros de distância.

Braun realiza o primeiro tubo catódico.

Nesse ano, o mundo alcança seu primeiro milhão de telefones.

1897 – Julho: Marconi envia seu primeiro sinal de alto-mar para a costa, durante testes para a Marinha italiana.

Guglielmo Marconi funda a Wireless Telegraph Company Ltd.

1901 – A 9 de março, Roberto Landell de Moura obteve a patente brasileira de nº 3.279, para “aparelho destinado à transmissão fonética à distância, com fio e sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso”, que transmitia a palavra falada à distância. O pedido de privilégio foi matriculado sob o nº 2.274.

Guglielmo Marconi, no dia 12 de dezembro, efetua a primeira transmissão transoceânica radiotelegráfica, sinais radioelétricos, através do Atlântico, de Poldhu (Inglaterra) à Saint-Thomas (Terra Nova - Canadá).

1902 – A 12 de outubro, o jornal americano New York Herald, Fifth Section, publicou uma longa reportagem sobre Roberto Landell de Moura e seus inventos, com os títulos “Talking over a gap of miles along a ray of light” – Brazilian Priest´s Invention”, ilustrada com uma fotografia do cientista brasileiro, com os seguintes dizeres embaixo: “Padre Landell de Moura – Inventor do telefone sem fio” (“Rev. Father Landell de Moura – Inventor of the Wireless Telephone apparatus”).

1904 – A 20 de agosto, Roberto Landell de Moura traçou um projeto de transmissão de imagens à distância, que ele batizou de The Telephotorama ou Visão à Distância. Tratava-se da televisão.

Roberto Landell de Moura, a 11 de outubro, conseguiu no The United States Patent Office of New York a patente de nº 771.917, para o Transmissor de Ondas (Wave Transmitter).

A 22 de outubro, Roberto Landell de Moura conseguiu no The United States Patent Office of New York as patentes de nº 775.337 para o Telefone sem fio (Wireless Telephone) e de nº 775.846, para o Telégrafo sem fio (Wireless Telegraph).

Na Inglaterra, J. A. Fleming inventa a válvula termiônica, ou “válvula eletrônica” – um sensível detector de ondas de rádio que torna possível o futuro desenvolvimento da radiotelefonia e da programação radiofônica.

1906 – A 20 de outubro, o engenheiro Lee De Forest anuncia a invenção da válvula eletrônica a vácuo, também chamada válvula de três pólos, ou triodo, que dá origem à eletrônica moderna.

Primeira emissão radiofônica autêntica nos Estados Unidos.

1915 – Inaugurada a ligação telefônica costa a costa, entre Nova York e San Francisco, no dia 25 de janeiro. Graham Bell, em Nova York, repete para Thomas Watson a frase famosa: “Mr. Watson, come here. I need you!”.

1920 – É inaugurada a primeira emissora de rádio do mundo, a KDKA de Pittsburgh, que transmite notícias sobre as eleições presidenciais norte-americanas.

1921 – Primeiras audições radiofônicas na França.

O físico francês Édouard Belin transmite imagens através de ondas hertzianas (belinógrafo).

1922 – A 7 de setembro, a primeira transmissão de rádio é feita no Brasil: o discurso de Epitácio Pessoa, do Rio de Janeiro para a Praça da Sé, em São Paulo.

1923 – Baird transmite silhuetas.

1927 – Os laboratórios Bell fazem as primeiras demonstrações de televisão.

1928 – A BBC oferece os seus estúdios a Baird para fazer televisão.

1931 – Barthélemy realiza uma emissão pública de televisão.

Na inauguração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a iluminação foi acionada por um sinal de rádio de ondas curtas, transmitido da Itália por Guglielmo Marconi.

1934 – Os americanos Zworykin e Farnsworth, separadamente, realizam o iconoscópio, analisador eletrônico de imagens, que assegura o futuro da televisão.

1935 – Por iniciativa do ministro Mandel, começa a funcionar uma estação experimental de televisão, na torre Eiffel.

1936 – Londres transmite programas regulares de televisão.

1937 – Início das emissões regulares de televisão na França.

1941 – Nos EUA, o Empire State Building emite regularmente programas televisionados.

1943 – Primeiro telejornal, em Schenectady (EUA).

1944 – Baird, nos EUA, propõe um sistema de televisão a cores.

1947 – Em dezembro, William Shockley, Walter Brattain e John Bardeen, cientistas dos Laboratórios Bell, inventaram o transistor, uma das maiores conquistas do século XX.

1948 – Só os EUA, a Grã-Bretanha, a França e a URSS difundem programas regulares de televisão.

1951 – Em Nova Iorque é apresentada uma emissão pública de televisão a cores.

1957 – A 4 de outubro, os russos lançam ao espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik-1.

1958 – Os físicos Townes e Schawlow expõem o princípio do laser.

1960 – Os EUA fabricam os primeiros lasers.

1961 – Ao assinar o Decreto nº 50.666, de 30 de maio, o presidente Jânio Quadros cria o Conselho Nacional de Telecomunicações.

1962 – A América do Norte dispõe de cento e oitenta e dois milhões de radiorreceptores, a Europa, de novanta e um milhões, a Oceania de três milhões e meio.

No dia 10 de julho, o primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar I, é posto em órbita. Dias depois esse satélite faz as primeiras transmissões de TV entre os Estados Unidos e a Europa.

Sessenta e cinco países difundem programas regulares de televisão.

A América do Norte possui cinqüenta e nove milhões de televisores; a Europa vinte e seis milhões; a África, cem mil.

Os técnicos americanos reparam uma avaria no cérebro do Telstar, através do rádio, a 4000 km de distância.

1963 – A Casa Branca e o Kremlin decidem estar ligados diretamente por um “telefone vermelho”.

Mariner II estabelece uma comunicação pelo rádio com a Terra, a 53 milhões de quilômetros.

Os americanos batizam a era dos cérebros eletrônicos com o nome de inteletrônica.

1969 – No dia 16 de março, é inaugurado o tronco sul de microondas da Embratel, entre São Paulo e Porto Alegre, via Curitiba.

Dia 20 de julho, descida do primeiro homem na Lua, na missão Apollo XI. A Embratel transmite as imagens ao vivo.

1970 – O sistema de discagem direta à distância (DDD), entre Porto Alegre e São Paulo, é inaugurado no dia 15 de julho.

1975 – A 10 de novembro, é inaugurado o sistema de discagem direta internacional da Embratel (DDI).

1976 – No dia 5 de maio, a Telebrás cria o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Padre Roberto Landell de Moura (CPqD), em Campinas-SP.

1980 – Inaugurado o cabo submarino BRUS, que liga o Brasil aos Estados Unidos. O terminal brasileiro se encontra em Fortaleza.

1982 – Inaugurado, a 21 de outubro, o cabo submarino Atlantis, entre o Brasil, a Europa e a África.

1985 – A 8 de fevereiro, é lançado com sucesso, da base de Kourou, na Guiana Francesa, o Brasilsat A-1, primeiro satélite doméstico brasileiro.

1986 – No dia 28 de março, é lançado com sucesso o Brasilsat A-2, segundo satélite doméstico brasileiro.

1989 – Inaugurado no Rio de Janeiro, a 30 de novembro, o primeiro sistema de telefonia celular do Brasil.

1997 – Fernando Henrique assina, a 16 de julho, a Lei Geral de Telecomunicações, que redefine o modelo institucional e cria a Agência Nacional de Telecomunicações.

Instala-se, a 5 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL sob a presidência de Renato Guerreiro.

Vanderlei Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário