segunda-feira, 22 de novembro de 2010

VOCÊ SABE O QUE É UM OSCILOSCÓPIO?

                        
ham_radio
                                        
No dia 04 de novembro de 2010, os alunos do Clube de Radioamadores do CMPA tiveram uma tarefa que não tardaria a acontecer: tivemos de fazer alguns ajustes na nossa antena. Quando fizemos nosso primeiro contato um dos motivos de não estarmos ouvindo bem nossos contatos seria uma má conexão entre o cabo coaxial, o isolador central, e os fios da antena. Pois bem, o Ten Bruscato nos deu essa missão de desmontarmos e refazermos a antena. E foi o que fizemos.ANTENA DIPOLO 1-2 ONDA 80 METROS
Projeto04NOV2010 018
DSC01311 Projeto04NOV2010 002
Projeto04NOV2010 006
Projeto04NOV2010 008
O tenente sempre nos diz que a hora de responder alguma coisa é quando nós perguntamos. Um de nós, não me lembro quem, perguntou como funcionava um multímetro, então ele explicou. Resumindo, é um aparelho que pode medir tensão(volts), resistência(ohms),corrente(ampère ), temperatura(°C ou °F), frequência(Hz), e mais algumas outras grandezas. Essas medidas são feitas através de dois terminais de ponta de prova. A ponta de prova preta é usada no terminal comum em todos os testes; a ponta de prova vermelha é usada nos terminais de corrente ou tensão. 
Projeto04NOV2010 013
DSC01309
DSC01307
DSC01308
Depois de refazermos a antena e aprendermos sobre o funcionamento do multímetro, o Ten Bruscato colocou sobre a mesa um OSCILOSCÓPIO. É um aparelho que nos permite visualizar uma diferença de potencial(ddp) em função do tempo num gráfico bidimensional. Em repouso, o osciloscópio desenha rapidamente uma linha horizontal, varrendo a tela da esquerda para a direita. Um dos controles permite controlar a velocidade com que a linha percorre a tela, calibrado em segundos por divisão. Quanto a tensão difere de zero, a linha pode subir ou descer(como naqueles aparelhos de hospitais). Outro controle nos permite mudar a escala vertical, calibrado em volts por divisão. O resultado disso seria uma onda, que é uma diferença de potencial em um espaço de tempo, vendo o gráfico pudemos calcular o comprimento e a frequência da onda. Testamos em baterias e em nós mesmos o osciloscópio, enconstando a ponta de prova em nossos dedos. Veja algumas fotos abaixo: 
Projeto04NOV2010 044
Projeto04NOV2010 045
DSC01313
Projeto04NOV2010 041
Esse aparelho, como muitos outros do clube, foi doado pelo 1°CTA(Centro de Telemática de Área). Bom para quem não conhecia um OSCILOSCÓPIO, aqui está uma breve explicação. Espero que tenham gostado. 


Vanderlei Amaral


Fontes: 
http://www.if.ufrj.br/teaching/oscilo/intro.html 
http://www.bosch.com.br/br/equiteste/download/manual%20mmd149.pdf 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilosc%C3%B3pio 

ENFIM, NOSSO PRIMEIRO CONTATO


ham_radio
No dia 21 de outubro, assim como em todas as quintas-feiras, tivemos mais uma aula no Clube de Radioamadores do CMPA; uma aula prática e muito mais complexa. Às duas horas da tarde, como de hábito, estávamos nos reunindo no laboratório de Física para o Clube. Começamos vendo alguns dos muito exemplares de cartões QSL(cartão que é trocado entre radioamadores para oficializar o contato) para nós conhecermos e já irmos elaborando o nosso próprio cartão. 
DSC01260
DSC05832
Na segunda parte da “aula”, a prática, nós subimos na sala do Radioamadora, onde era para acontecer nossos encontros, mas por enquanto ela está desativada. Lá o Ten Bruscato nos mostrou a sala, mostrou também um outro tipo de rádio chamado galena, cujo a principal característica é a não utilização de energia externa para produzir som audível no monofone:toda energia é captada pela antena. Mostrou-nos também um tipo de manipulador conhecido como Vespa Dourado, que permite a manipulação do código morse muito mais rápida, porém exige mais velocidade e técnica. 
DSC05853
DSC05860
DSC05866DSC05867  
Após mexericarmos em toda a sala, descemos com os equipamentos para montar mais uma vez nossa antena. Fizemos os mesmos passos de sempre: Salão Nobre, amarrar  uma corda na sacada interna; amarrar essa mesma corda em uma das pontas da antena; corredor do terceiro ano, puxar e amarrar outra corda unida na outra extremidade da antena em uma coluna; antena erguida; ligar o rádio, sintonizar e pronto. Infelizmente não foi tão pronto assim. Nossa antena estava muito baixa, comprida, e com o sinal refletido muito alto; tudo de ruim. Demorou muito para conseguirmos algum contato, até pensamos que novamente não iríamos conseguir; felizmente estávamos errados. Lá pelas quatro horas, conseguimos estabelecer um contato por telegrafia com um navio localizado na costa do Oceano Atlântico, mas acabamos perdendo este contato, pois o Ten não tinha entendido que estavam transmitindo a posição geográfica do navio(depois percebemos que era um navio). Mas seu indicativo era GM9HCQ. Nosso primeiro contato oficial se deu por fonia, com o radioamador Toledo, de Porto Alegre, com o indicativo PY3DX. Durante a conversa conseguimos um outro contato, Luiz-PY2GK, de São Paulo. Com as condições da nossa antena, chegar um sinal até SP era um grande feito. Luiz nos disse que ouvia muito bem, ao contrário dé nós que recebiamos o sinal muito fraco. Nosso último contato do dia, também de São Paulo, foi o radiamador Roberto-PY2FT. Conversamos bastante com eles, e o Ten Bruscato finalmente ficou satisfeito e contente com o grande avanço, e nós também. 
DSC05888
DSC01262
DSC05871
DSC01261
DSC05873
DSC05882
DSC05887
DSC05890
Essa foi uma atividade memorável para nós do Clube de Radioamadores, e para o CMPA que está na base disso tudo. Após nossos contatos, guardamos os equipamentos, como de praxe, e fomos para casa e vivemos felizes para sempre(isso foi horrível, mas eu não vou apagar, assim parece mais original). 
Por favor faça comentário a respeito dessa e das outras postagens, dando a sua opinião, ela é muito importante. 
*o desenho do carinha mexendo no rádio eu peguei do site do CMPA. 


Vanderlei Amaral

Estação Radioamadora do CMPA é campeã no CVA 2010

ham_radio
Antes mesmo de nós, alunos, entrarmos para o Clube de Radioamadores do CMPA, já nos sagravamos campeões.Nas primeiras aulas do clube, o Ten Bruscato já nos falava sobre o Concurso Verde e Amarelo, inclusive nos disse que em 2012(centenário do colégio) o CMPA promoveria um concurso entre radioamadores, e queria que nós participássemos. O Ten nos disse, também, que a estação do CMPA havia participado do CVA 2010(Concurso Verde e Amarelo).
Já recebemos a visita do Ten Basso para incrementar nossos encontros, com ele medimos a intensidade do campo magnético no colégio, exercido por determinada rádio. Recebemos,também, a visita de Christian Câmara, para nos dar uma palestra sobre construções de antenas, nesse dia construímos a nossa, que usamos até hoje. E, finalmente, a visita de Miguel Renato B. Zimmermann(responsável pela nossa estação), que nos deu uma palestra sobre ética e legislação no radioamadorismo.
O militar da esquerda é o Ten BassoDSC00897O sujeito de civi é o Miguel.DSC01283*fotos com o Christian eu não tenho
Esse dois úlitimos nomes, Christian e Miguel, participaram com o Ten Bruscato do CVA 2010. Nesse concurso, nossa estação obteve o 1° lugar em fonia e telegrafia na categoria Estações Subdiretoras Militares, acumualando 12273 pontos. Os alunos do clube recebeream um email com as informações exatas da classificação do concurso inteiro, e pudemos ver o CMPA na lista.Nesse email continha, também, o convite da Escola de Comunicações para a premiação do 51° Concurso Verde e Amarelo, que será realizada no dia 4 de dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. O Ten Bruscato já nos informou que irá, com certeza, na premiação.

1º Ten Bruscato, em demonstração radioamadorística realizada no CMPA(imagem retirada do site do CMPA-www.cmpa.the.br)
d

Vanderlei Amaral

O Brasileiro que Inventou o Rádio

ROBERTO LANDELL DE MOURA: 
Pe. Roberto Landell de Moura - Pároco a partir de 19.07.1908
O dia 21 de janeiro de 2011 marcará os 150 anos de nascimento de um dos maiores cientistas brasileiros, ignorado pela história e pela gente de seu país. Seu nome é Roberto Landell de Moura (1861-1928), nascido em Porto Alegre, padre de formação que completou os estudos em Roma, especializando-se em física e química.
Com o conhecimento teórico e a inquietude dos que estão à frente de seu tempo, transmitiu a voz humana à distância, sem fio, pela primeira vez no mundo. Foi também pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo).
Previu que as ondas curtas poderiam aumentar a distância das comunicações e também utilizou-se da luz para enviar mensagens, princípio das fibras ópticas. Tudo está documentado por patentes, manuscritos, noticiário da imprensa no Brasil e no exterior e testemunhos.
As pioneiras transmissões de rádio aconteceram no final do século 19, ligando o alto de Santana -o Colégio Santana- à emblemática avenida Paulista, que hoje abriga diversas antenas de emissoras de rádio e de TV.
Ao transmitir a voz, Landell se diferenciou de Marconi. O cientista italiano inventou o telégrafo sem fios, ou seja, a transmissão de sinais em código Morse (conjunto de pontos e traços), e não o rádio tal como o conhecemos.
As experiências do padre Landell não sensibilizaram autoridades e nem patrocinadores. Pior: um grupo de fiéis achou que o padre “falava com o demônio” e destruiu os seus aparelhos.
Mesmo tendo patenteado o rádio no Brasil (em 1901), Landell não obteve reconhecimento. Decidiu, então, viajar para os Estados Unidos, onde conseguiu, em 1904, três cartas-patentes. De volta ao Brasil, quis fazer uma demonstração das suas invenções no Rio de Janeiro, mas, por erro de avaliação, o governo não lhe deu a oportunidade.
Depois, seria “forçado” a abandonar as experimentações científicas. Morreu no ostracismo e o Brasil importou tecnologia para entrar na era das radiocomunicações! O Brasil tem agora a oportunidade de reconhecer a obra científica de Landell e incluir os seus feitos no currículo escolar obrigatório do ensino básico.
É por isso que luta o MLM – Movimento Landell de Moura, integrado por voluntários de diferentes áreas, que construiu um site para angariar assinaturas em prol desse reconhecimento.
Vale registrar que o movimento não tem fins político-partidários, religiosos, financeiros ou de promoção pessoal. Paralelamente, os Correios asseguram uma conquista: a emissão de um selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Landell.
Também está em curso no Congresso Nacional a inclusão do nome do padre-cientista no Livro dos Heróis da Pátria, por proposição do senador Sérgio Zambiasi.
Fonte:radioamadores.wordpress.com/EDUARDO RIBEIRO e HAMILTON ALMEIDA
landel_de_moura lmoura-1 
Bandeiras Estados do Brasil Bandeira do Brasil 
Infelizmente Landell de Moura não é tão reconhecido em nossa História,mas a FUFA,é claro,faz aqui uma homenagem,lembrando desse grande pioneiro do Radioamadorismo.

Vanderlei Amaral

1° AULA PRÁTICA COM ANTENAS NO CLUBE DE RADIOAMADORES DO CMPA-PY3CM

CMPAham1
  Em 2010 foi inaugurado o Clube de Radioamdores do Colégio Militar de Porto Alegre.O radioamador é a pessoa que mantem funcionando uma estação de radiocomunicação,para conversas informais bem como para concursos e competições.Além dos "bate-papos" o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil em situações de risco e calamidades públicas.No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias,se não fosse suas técnicas desenvolvidas a Internet,o celular,o radar,por exemplo,não existiriam ou demorariam mais para para surgir.

CLUBE DE RADIOAMADORES DO CMPA – ESTAÇÃO RÁDIO -PY3CM.
A proposta de trabalho é realizar atividades na modalidade extracurricular com um encontro semanal de duas horas, das 14h às 16h às quintas-feiras.
Já temos autorização e indicativo fornecidos pela ANATEL para funcionamento do clube. e a sala destinada à estação-rádio localiza-se no piso superior da Seção Psicopedagógica.
Atividades:
- Uso de ferramentas e instrumentos eletrônicos. (multímetro, osciloscópio, medidor de intensidade de campo, etc.)
- Aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade e eletrônica.
- Montagem mecânica e elétrica de bancada de serviço.
- Aprendizagem e construção de antenas.
- Estabelecimento de contatos via rádio com outros estados e países.
- Experimentação de atividades de reflexão lunar.
- Aprendizagem da influência solar nas comunicações.
Abaixo algumas fotos das atividades no clube:DSC01174 DSC00836 DSC00897 DSC01171
Tivemos também uma atividade na qual levantamos uma antena dipolo no meio do CMPA para nos comunicarmos com Estados vizinhos;mas infelizmente,por uma falta de cálculos nós fizemos uma antena um pouco grande e tivemos alguns problemas técnios:nós apenas ouviamos,e ainda por cima só telegrafia.Em breve farei uma postagem sobre isso.

Vanderlei Amaral
radio