segunda-feira, 22 de novembro de 2010
VOCÊ SABE O QUE É UM OSCILOSCÓPIO?
No dia 04 de novembro de 2010, os alunos do Clube de Radioamadores do CMPA tiveram uma tarefa que não tardaria a acontecer: tivemos de fazer alguns ajustes na nossa antena. Quando fizemos nosso primeiro contato um dos motivos de não estarmos ouvindo bem nossos contatos seria uma má conexão entre o cabo coaxial, o isolador central, e os fios da antena. Pois bem, o Ten Bruscato nos deu essa missão de desmontarmos e refazermos a antena. E foi o que fizemos.
O tenente sempre nos diz que a hora de responder alguma coisa é quando nós perguntamos. Um de nós, não me lembro quem, perguntou como funcionava um multímetro, então ele explicou. Resumindo, é um aparelho que pode medir tensão(volts), resistência(ohms),corrente(ampère ), temperatura(°C ou °F), frequência(Hz), e mais algumas outras grandezas. Essas medidas são feitas através de dois terminais de ponta de prova. A ponta de prova preta é usada no terminal comum em todos os testes; a ponta de prova vermelha é usada nos terminais de corrente ou tensão.
Depois de refazermos a antena e aprendermos sobre o funcionamento do multímetro, o Ten Bruscato colocou sobre a mesa um OSCILOSCÓPIO. É um aparelho que nos permite visualizar uma diferença de potencial(ddp) em função do tempo num gráfico bidimensional. Em repouso, o osciloscópio desenha rapidamente uma linha horizontal, varrendo a tela da esquerda para a direita. Um dos controles permite controlar a velocidade com que a linha percorre a tela, calibrado em segundos por divisão. Quanto a tensão difere de zero, a linha pode subir ou descer(como naqueles aparelhos de hospitais). Outro controle nos permite mudar a escala vertical, calibrado em volts por divisão. O resultado disso seria uma onda, que é uma diferença de potencial em um espaço de tempo, vendo o gráfico pudemos calcular o comprimento e a frequência da onda. Testamos em baterias e em nós mesmos o osciloscópio, enconstando a ponta de prova em nossos dedos. Veja algumas fotos abaixo:
Esse aparelho, como muitos outros do clube, foi doado pelo 1°CTA(Centro de Telemática de Área). Bom para quem não conhecia um OSCILOSCÓPIO, aqui está uma breve explicação. Espero que tenham gostado.
Vanderlei Amaral
Fontes:
http://www.if.ufrj.br/teaching/oscilo/intro.html
http://www.bosch.com.br/br/equiteste/download/manual%20mmd149.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscilosc%C3%B3pio
ENFIM, NOSSO PRIMEIRO CONTATO
No dia 21 de outubro, assim como em todas as quintas-feiras, tivemos mais uma aula no Clube de Radioamadores do CMPA; uma aula prática e muito mais complexa. Às duas horas da tarde, como de hábito, estávamos nos reunindo no laboratório de Física para o Clube. Começamos vendo alguns dos muito exemplares de cartões QSL(cartão que é trocado entre radioamadores para oficializar o contato) para nós conhecermos e já irmos elaborando o nosso próprio cartão.
Na segunda parte da “aula”, a prática, nós subimos na sala do Radioamadora, onde era para acontecer nossos encontros, mas por enquanto ela está desativada. Lá o Ten Bruscato nos mostrou a sala, mostrou também um outro tipo de rádio chamado galena, cujo a principal característica é a não utilização de energia externa para produzir som audível no monofone:toda energia é captada pela antena. Mostrou-nos também um tipo de manipulador conhecido como Vespa Dourado, que permite a manipulação do código morse muito mais rápida, porém exige mais velocidade e técnica.
Após mexericarmos em toda a sala, descemos com os equipamentos para montar mais uma vez nossa antena. Fizemos os mesmos passos de sempre: Salão Nobre, amarrar uma corda na sacada interna; amarrar essa mesma corda em uma das pontas da antena; corredor do terceiro ano, puxar e amarrar outra corda unida na outra extremidade da antena em uma coluna; antena erguida; ligar o rádio, sintonizar e pronto. Infelizmente não foi tão pronto assim. Nossa antena estava muito baixa, comprida, e com o sinal refletido muito alto; tudo de ruim. Demorou muito para conseguirmos algum contato, até pensamos que novamente não iríamos conseguir; felizmente estávamos errados. Lá pelas quatro horas, conseguimos estabelecer um contato por telegrafia com um navio localizado na costa do Oceano Atlântico, mas acabamos perdendo este contato, pois o Ten não tinha entendido que estavam transmitindo a posição geográfica do navio(depois percebemos que era um navio). Mas seu indicativo era GM9HCQ. Nosso primeiro contato oficial se deu por fonia, com o radioamador Toledo, de Porto Alegre, com o indicativo PY3DX. Durante a conversa conseguimos um outro contato, Luiz-PY2GK, de São Paulo. Com as condições da nossa antena, chegar um sinal até SP era um grande feito. Luiz nos disse que ouvia muito bem, ao contrário dé nós que recebiamos o sinal muito fraco. Nosso último contato do dia, também de São Paulo, foi o radiamador Roberto-PY2FT. Conversamos bastante com eles, e o Ten Bruscato finalmente ficou satisfeito e contente com o grande avanço, e nós também.
Essa foi uma atividade memorável para nós do Clube de Radioamadores, e para o CMPA que está na base disso tudo. Após nossos contatos, guardamos os equipamentos, como de praxe, e fomos para casa e vivemos felizes para sempre(isso foi horrível, mas eu não vou apagar, assim parece mais original).
Por favor faça comentário a respeito dessa e das outras postagens, dando a sua opinião, ela é muito importante.
*o desenho do carinha mexendo no rádio eu peguei do site do CMPA.
Vanderlei Amaral
Estação Radioamadora do CMPA é campeã no CVA 2010
Antes mesmo de nós, alunos, entrarmos para o Clube de Radioamadores do CMPA, já nos sagravamos campeões.Nas primeiras aulas do clube, o Ten Bruscato já nos falava sobre o Concurso Verde e Amarelo, inclusive nos disse que em 2012(centenário do colégio) o CMPA promoveria um concurso entre radioamadores, e queria que nós participássemos. O Ten nos disse, também, que a estação do CMPA havia participado do CVA 2010(Concurso Verde e Amarelo).
Já recebemos a visita do Ten Basso para incrementar nossos encontros, com ele medimos a intensidade do campo magnético no colégio, exercido por determinada rádio. Recebemos,também, a visita de Christian Câmara, para nos dar uma palestra sobre construções de antenas, nesse dia construímos a nossa, que usamos até hoje. E, finalmente, a visita de Miguel Renato B. Zimmermann(responsável pela nossa estação), que nos deu uma palestra sobre ética e legislação no radioamadorismo.
Esse dois úlitimos nomes, Christian e Miguel, participaram com o Ten Bruscato do CVA 2010. Nesse concurso, nossa estação obteve o 1° lugar em fonia e telegrafia na categoria Estações Subdiretoras Militares, acumualando 12273 pontos. Os alunos do clube recebeream um email com as informações exatas da classificação do concurso inteiro, e pudemos ver o CMPA na lista.Nesse email continha, também, o convite da Escola de Comunicações para a premiação do 51° Concurso Verde e Amarelo, que será realizada no dia 4 de dezembro de 2010, no Rio de Janeiro. O Ten Bruscato já nos informou que irá, com certeza, na premiação.
1º Ten Bruscato, em demonstração radioamadorística realizada no CMPA(imagem retirada do site do CMPA-www.cmpa.the.br)
O Brasileiro que Inventou o Rádio
ROBERTO LANDELL DE MOURA:
O dia 21 de janeiro de 2011 marcará os 150 anos de nascimento de um dos maiores cientistas brasileiros, ignorado pela história e pela gente de seu país. Seu nome é Roberto Landell de Moura (1861-1928), nascido em Porto Alegre, padre de formação que completou os estudos em Roma, especializando-se em física e química.
Com o conhecimento teórico e a inquietude dos que estão à frente de seu tempo, transmitiu a voz humana à distância, sem fio, pela primeira vez no mundo. Foi também pioneiro ao projetar aparelhos para a transmissão de imagens (a TV) e textos (o teletipo).
Previu que as ondas curtas poderiam aumentar a distância das comunicações e também utilizou-se da luz para enviar mensagens, princípio das fibras ópticas. Tudo está documentado por patentes, manuscritos, noticiário da imprensa no Brasil e no exterior e testemunhos.
As pioneiras transmissões de rádio aconteceram no final do século 19, ligando o alto de Santana -o Colégio Santana- à emblemática avenida Paulista, que hoje abriga diversas antenas de emissoras de rádio e de TV.
Ao transmitir a voz, Landell se diferenciou de Marconi. O cientista italiano inventou o telégrafo sem fios, ou seja, a transmissão de sinais em código Morse (conjunto de pontos e traços), e não o rádio tal como o conhecemos.
As experiências do padre Landell não sensibilizaram autoridades e nem patrocinadores. Pior: um grupo de fiéis achou que o padre “falava com o demônio” e destruiu os seus aparelhos.
Mesmo tendo patenteado o rádio no Brasil (em 1901), Landell não obteve reconhecimento. Decidiu, então, viajar para os Estados Unidos, onde conseguiu, em 1904, três cartas-patentes. De volta ao Brasil, quis fazer uma demonstração das suas invenções no Rio de Janeiro, mas, por erro de avaliação, o governo não lhe deu a oportunidade.
Depois, seria “forçado” a abandonar as experimentações científicas. Morreu no ostracismo e o Brasil importou tecnologia para entrar na era das radiocomunicações! O Brasil tem agora a oportunidade de reconhecer a obra científica de Landell e incluir os seus feitos no currículo escolar obrigatório do ensino básico.
É por isso que luta o MLM – Movimento Landell de Moura, integrado por voluntários de diferentes áreas, que construiu um site para angariar assinaturas em prol desse reconhecimento.
Vale registrar que o movimento não tem fins político-partidários, religiosos, financeiros ou de promoção pessoal. Paralelamente, os Correios asseguram uma conquista: a emissão de um selo comemorativo dos 150 anos de nascimento de Landell.
Também está em curso no Congresso Nacional a inclusão do nome do padre-cientista no Livro dos Heróis da Pátria, por proposição do senador Sérgio Zambiasi.
Fonte:radioamadores.wordpress.com/EDUARDO RIBEIRO e HAMILTON ALMEIDA
Infelizmente Landell de Moura não é tão reconhecido em nossa História,mas a FUFA,é claro,faz aqui uma homenagem,lembrando desse grande pioneiro do Radioamadorismo.
Vanderlei Amaral
1° AULA PRÁTICA COM ANTENAS NO CLUBE DE RADIOAMADORES DO CMPA-PY3CM
Em 2010 foi inaugurado o Clube de Radioamdores do Colégio Militar de Porto Alegre.O radioamador é a pessoa que mantem funcionando uma estação de radiocomunicação,para conversas informais bem como para concursos e competições.Além dos "bate-papos" o radioamador pode auxiliar as autoridades de Defesa Civil em situações de risco e calamidades públicas.No mundo, o radioamadorismo foi responsável pelo avanço de muitas tecnologias,se não fosse suas técnicas desenvolvidas a Internet,o celular,o radar,por exemplo,não existiriam ou demorariam mais para para surgir.
CLUBE DE RADIOAMADORES DO CMPA – ESTAÇÃO RÁDIO -PY3CM.
A proposta de trabalho é realizar atividades na modalidade extracurricular com um encontro semanal de duas horas, das 14h às 16h às quintas-feiras.
Já temos autorização e indicativo fornecidos pela ANATEL para funcionamento do clube. e a sala destinada à estação-rádio localiza-se no piso superior da Seção Psicopedagógica.
Atividades:
- Uso de ferramentas e instrumentos eletrônicos. (multímetro, osciloscópio, medidor de intensidade de campo, etc.)
- Aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade e eletrônica.
- Montagem mecânica e elétrica de bancada de serviço.
- Aprendizagem e construção de antenas.
- Estabelecimento de contatos via rádio com outros estados e países.
- Experimentação de atividades de reflexão lunar.
- Aprendizagem da influência solar nas comunicações.
A proposta de trabalho é realizar atividades na modalidade extracurricular com um encontro semanal de duas horas, das 14h às 16h às quintas-feiras.
Já temos autorização e indicativo fornecidos pela ANATEL para funcionamento do clube. e a sala destinada à estação-rádio localiza-se no piso superior da Seção Psicopedagógica.
Atividades:
- Uso de ferramentas e instrumentos eletrônicos. (multímetro, osciloscópio, medidor de intensidade de campo, etc.)
- Aprendizagem de conceitos básicos de eletricidade e eletrônica.
- Montagem mecânica e elétrica de bancada de serviço.
- Aprendizagem e construção de antenas.
- Estabelecimento de contatos via rádio com outros estados e países.
- Experimentação de atividades de reflexão lunar.
- Aprendizagem da influência solar nas comunicações.
Abaixo algumas fotos das atividades no clube:
Tivemos também uma atividade na qual levantamos uma antena dipolo no meio do CMPA para nos comunicarmos com Estados vizinhos;mas infelizmente,por uma falta de cálculos nós fizemos uma antena um pouco grande e tivemos alguns problemas técnios:nós apenas ouviamos,e ainda por cima só telegrafia.Em breve farei uma postagem sobre isso.
Vanderlei Amaral
Tivemos também uma atividade na qual levantamos uma antena dipolo no meio do CMPA para nos comunicarmos com Estados vizinhos;mas infelizmente,por uma falta de cálculos nós fizemos uma antena um pouco grande e tivemos alguns problemas técnios:nós apenas ouviamos,e ainda por cima só telegrafia.Em breve farei uma postagem sobre isso.
Vanderlei Amaral
Assinar:
Postagens (Atom)