segunda-feira, 22 de novembro de 2010
ENFIM, NOSSO PRIMEIRO CONTATO
No dia 21 de outubro, assim como em todas as quintas-feiras, tivemos mais uma aula no Clube de Radioamadores do CMPA; uma aula prática e muito mais complexa. Às duas horas da tarde, como de hábito, estávamos nos reunindo no laboratório de Física para o Clube. Começamos vendo alguns dos muito exemplares de cartões QSL(cartão que é trocado entre radioamadores para oficializar o contato) para nós conhecermos e já irmos elaborando o nosso próprio cartão.
Na segunda parte da “aula”, a prática, nós subimos na sala do Radioamadora, onde era para acontecer nossos encontros, mas por enquanto ela está desativada. Lá o Ten Bruscato nos mostrou a sala, mostrou também um outro tipo de rádio chamado galena, cujo a principal característica é a não utilização de energia externa para produzir som audível no monofone:toda energia é captada pela antena. Mostrou-nos também um tipo de manipulador conhecido como Vespa Dourado, que permite a manipulação do código morse muito mais rápida, porém exige mais velocidade e técnica.
Após mexericarmos em toda a sala, descemos com os equipamentos para montar mais uma vez nossa antena. Fizemos os mesmos passos de sempre: Salão Nobre, amarrar uma corda na sacada interna; amarrar essa mesma corda em uma das pontas da antena; corredor do terceiro ano, puxar e amarrar outra corda unida na outra extremidade da antena em uma coluna; antena erguida; ligar o rádio, sintonizar e pronto. Infelizmente não foi tão pronto assim. Nossa antena estava muito baixa, comprida, e com o sinal refletido muito alto; tudo de ruim. Demorou muito para conseguirmos algum contato, até pensamos que novamente não iríamos conseguir; felizmente estávamos errados. Lá pelas quatro horas, conseguimos estabelecer um contato por telegrafia com um navio localizado na costa do Oceano Atlântico, mas acabamos perdendo este contato, pois o Ten não tinha entendido que estavam transmitindo a posição geográfica do navio(depois percebemos que era um navio). Mas seu indicativo era GM9HCQ. Nosso primeiro contato oficial se deu por fonia, com o radioamador Toledo, de Porto Alegre, com o indicativo PY3DX. Durante a conversa conseguimos um outro contato, Luiz-PY2GK, de São Paulo. Com as condições da nossa antena, chegar um sinal até SP era um grande feito. Luiz nos disse que ouvia muito bem, ao contrário dé nós que recebiamos o sinal muito fraco. Nosso último contato do dia, também de São Paulo, foi o radiamador Roberto-PY2FT. Conversamos bastante com eles, e o Ten Bruscato finalmente ficou satisfeito e contente com o grande avanço, e nós também.
Essa foi uma atividade memorável para nós do Clube de Radioamadores, e para o CMPA que está na base disso tudo. Após nossos contatos, guardamos os equipamentos, como de praxe, e fomos para casa e vivemos felizes para sempre(isso foi horrível, mas eu não vou apagar, assim parece mais original).
Por favor faça comentário a respeito dessa e das outras postagens, dando a sua opinião, ela é muito importante.
*o desenho do carinha mexendo no rádio eu peguei do site do CMPA.
Vanderlei Amaral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário