sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NIKOLA TESLA


Pesquisando um pouco sobre física, no caso físicos, encontrei essa matéria em um site:

"Muitos não conhecem a importância de Tesla pra a física e principalmente para a vida moderna. Desde pequeno esse croata mostrava-se diferente dos outros, sendo dono de uma memória incrível ele era capaz de lembrar detalhes de todas as suas invenções sem que nenhuma linha fosse anotada.
Depois de algum tempo mudou-se para os EUA atrás de investidores para sua invenção, o motor de indução, chega a trabalhar com Edison, que não o paga de forma combinada. Nasce aí uma das grandes rivalidades da ciência, de um lado toda a complexidade da recém criada corrente alternada (do jovemNikola Tesla) e de outro o consagrado inventor que defendia a corrente contínua (Thomas Edison).
Depois disso ele vai trabalhar para George Westinghouse, a partir daí Tesla se torna um dos cientistas mais famosos da época, prestígio que com o passar dos anos vai diminuindo. Motivos para isso? Sim, talvez por ser um visionário, um homem à frente de sua época! O Grande Nikola Tesla.

Corrente Alternada(C.A) x Corrente Contínua(C.C):

Edison e seus financiadores fizeram de tudo para deter o desenvolvimento e a instalação do sistema de Tesla, muito mais eficiente e prático, de distribuição de energia urbana através de energia de C.A.
É curioso que Edison fez com Tesla o mesmo que os antigos fornecedores de iluminação pública à gás o haviam feito, tentando desprestigiá-lo e ao seu invento. O complô de Edison e a ideologia da C.C. levou às cidades um tipo de show no qual tentava retratar a C.A. como perigosa, chegando ao ponto de eletrocutar animais pequenos e grandes (em um caso, um elefante) perante grandes audiências.
A vantagem da energia de C.A. era que você podia enviá-la a longas distâncias através de fios de calibre razoável com pequenas perdas, e se você os juntasse, colocando-os em “curto-circuito”, somente o lugar onde eles se tocavam derretia e provocava faíscas, até que eles deixassem de se tocar.
A energia C.C., por outro lado, necessitava de cabos com grande calibre (caros e pesados) para atravessar qualquer distância, as perdas por aquecimento (fisicamente conhecido como efeito Joule) eram enormes e para minimizá-los exigia-se fios cada vez mais grossos. Quando em curto, os cabos derretiam-se por todo o caminho até a casa de força, e as ruas tinham que ser escavadas novamente para que novos cabos fossem lançados. Se um curto ocorria em uma simples lâmpada ela usualmente começava um incêndio e queimava tudo com que entrasse em contato! Isto era muito lucrativo para os negócios de energia com C.C., e muito bom para os envolvidos com construção, escavação, etc.
A corrente alternada ganhou destaque na licitação para fazer a iluminação da feira mundial de Nova Iorque em 1899, quando seu preço foi a metade do proposto por Edison para fazer o mesmo serviço, só que com muito mais eficiência.

CURIOSIDADES:

• Tesla tinha uma extraordinária memória, que tornou fácil aprender seis idiomas.
• Ele pode ser considerado o pai do rádio, pois Marconi, mundialmente conhecido como o inventor do mesmo, usou quase 15 patentes de Tesla pra desenvolvê-lo. Em 1943, a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu-lhe plenos direitos sobre a patente de invenção do rádio, substituindo e anulando qualquer reclamação anterior de Marconi e outros, em relação à “patente fundamental do rádio”.
• Tesla, em 1898, descreveu não somente a transmissão da voz humana mas também de imagens, e posteriormente projetou e patenteou dispositivos que envolviam as fontes de energia que fazem funcionar os tubos de TV atuais. As primeiras e primitivas instalações de radar, em 1934, foram construídas seguindo os princípios, principalmente os relativos à freqüência e potência, já descritos por ele em 1917.
• Uma outra das invenções de Tesla, que é familiar a qualquer um que já tenha possuído um automóvel, foi patenteada em 1898 sob o nome de “ignição elétrica para motores a gasolina”. Mais comumente conhecida como o sistema de ignição do automóvel, seu principal componente, a bobina de ignição, permanece praticamente sem mudanças desde o seu aparecimento, na virada do século.
• Muitos dizem que Tesla produziu uma máquina de fazer terremotos, ou seja, fazer edificações oscilarem numa mesma freqüência, fazendo assim o prédio tremer e depois ruir.
• Em 7 de janeiro de 1943, Nikola Tesla morreu em Nova York aos 87 anos. Ele estava literalmente quebrado, vivendo no hotel New Yorker, em uma sala que dividia com um bando de pássaros, quem ele considerava seus únicos amigos.
• Os quadrinhos do “Superman”, de Max Fleischer, em 1940, desenhavam o herói lutando contra raios da morte e terrores eletromagnéticos criados por um cientista louco chamado Tesla.
Esse texto não conta nem metade da extraordinária vida de Tesla, fica o convite pra quem quiser saber um pouco mais sobre esse grande gênio:
http://www.youtube.com/watch?v=jiTMOaGXiyY&feature=player_embedded (DOCUMENTÁRIO SOBRE TESLA NO YOUTUBE, MUITO INTERESSANTE E INSTRUTIVO)"

OBS: Matéria retirada do site fisicomaluco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário