sábado, 30 de abril de 2011
INTEGRANTES DO CLUBE RADIOAMADOR DO CMPA SÃO ENTREVISTADO POR ALUNAS DE JORNALISMO
quarta-feira, 27 de abril de 2011
HISTÓRIA DAS TELECOMUNICAÇÕES-CRONOLOGIA
Por Ivan Dorneles Rodrigues-PY3IDR
1844 – Samuel Morse inventa o telégrafo. Com esse aparelho, nascem as telecomunicações. A primeira demonstração publica do invento acontece a 24 de maio desse ano, quando é transmitida, de Baltimore a Whashington DC, a mensagem: “What Hath God Wrought?”.
1858 – A 5 de agosto, o primeiro cabo telegráfico transatlântico é inaugurado, mas a comunicação é interrompida 26 dias depois por excesso de voltagem.
1861 – Completa-se a ligação telegráfica costa a costa nos Estados Unidos no dia 24 de outubro.
1865 – Representantes de vinte nações fundam, no dia 17 de maio, a União Telegráfica Universal, mais tarde denominada União Internacional de Telecomunicações.
1866 – A 27 de julho é inaugurado o segundo cabo telegráfico transatlântico, que estabelece comunicação permanente entre a Europa e os Estados Unidos.
1873 – Alexander Graham Bell inicia suas experiências com o telégrafo harmônico.
1874 – O professor Elisha Gray inicia experiências com o telégrafo harmônico.
1875 – Janeiro: com o apoio financeiro de Gardiner Greene Hubbard e de Thomas Sanders, Alexander Graham Bell emprega Thomas Watson como assistente.
Fevereiro: Graham Bell registra a patente do telégrafo harmônico (e sua aplicação) e assina um contrato de sociedade com Hubbard e Sanders.
A 2 de junho, uma “palheta presa” no telégrafo harmônico de Alexander Graham Bell conduz às experiências que levam ao telefone.
1876 – Alexander Graham Bell inventa o telefone. No dia 7 de março, ele deposita a patente US nº 174.465. A 10 de março, a patente é deferida.
A 10 de março, Graham Bell envia a primeira mensagem pelo telefone.
A 25 de junho, Alexander Graham Bell faz demonstrações do telefone na Exposição do Primeiro Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia. Dá-se o primeiro diálogo telefônico em público, entre o inventor e Dom Pedro II.
A 26 de novembro, é feita a primeira chamada telefônica interurbana do mundo, entre as cidades de Salem e Baltimore.
1877 – Em janeiro, o primeiro telefone instalado no Brasil, presente de Alexander Graham Bell ao seu amigo Dom Pedro II, começou a funcionar no Palácio São Cristóvão, hoje Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, interligando-o ao Palácio da Rua 1º de Março, edifício hoje pertencente aos Correios.
A 9 de julho, é criada a Bell Telephone Company.
Charles Cros formula o princípio do fonógrafo.
1878 – Edison realiza o aparelho imaginado por Charles Cros.
Hughes inventa o microfone de carvão.
Em Newhaven, instala-se uma central telefônica.
1879 – A 15 de novembro, Dom Pedro II outorga a primeira autorização para exploração de serviços telefônicos no Brasil a Charles Paul Mackie, que representa os interesses da Bell Telephone Companhy.
1884 – Nipkow inventa o disco que tem o seu nome para analisar as imagens.
Maxwell estabelece a teoria eletromagnética da luz.
1887 – Heinrich Hertz realiza um experimento que prova que Clerk Maxwell estava certo. As ondas eletromagnéticas são chamadas de ondas hertzianas.
Berliner inventa o disco fonográfico.
Alexander Graham Bell aperfeiçoa o fonógrafo de Edison, criando o precursor do gramofone.
1888 – Hertz verifica a produção de ondas eletromagnéticas.
1889 – Edouard Branly inventa o coesor, primeiro detector prático.
1892 – Criada a primeira central telefônica automática, por Almon Brown Strowger.
1893/94 – Primeiras transmissões de telefonia sem fio, feitas pelo Padre-cientista Roberto Landell de Moura em São Paulo.
1895 – Guglielmo Marconi, no mês de setembro, realiza sua primeira experiência de radiotelegrafia, entre a janela do sótão onde havia montado seu laboratório, e um aparelho receptor colocado a breve distância, no campo.
Nos dias seguintes repete a experiência, dessa vez deixando uma colina como obstáculo às ondas hertzianas, com amplo sucesso.
Marconi aplica antenas aos aparelhos de transmissão e de recepção, descobrindo, assim, o acessório básico da radiotelegrafia.
Guglielmo Marconi obtém a patente nº 12.039.
Na Rússia, Popov utiliza a antena aérea e faz funcionar um telégrafo sem fio.
1896 – Guglielmo Marconi realiza experiências no teto do Post Office e na planície de Salisbury, conseguindo uma transmissão de radiotelegrafia a mais de 4 mil metros de distância.
Braun realiza o primeiro tubo catódico.
Nesse ano, o mundo alcança seu primeiro milhão de telefones.
1897 – Julho: Marconi envia seu primeiro sinal de alto-mar para a costa, durante testes para a Marinha italiana.
Guglielmo Marconi funda a Wireless Telegraph Company Ltd.
1901 – A 9 de março, Roberto Landell de Moura obteve a patente brasileira de nº 3.279, para “aparelho destinado à transmissão fonética à distância, com fio e sem fio, através do espaço, da terra e do elemento aquoso”, que transmitia a palavra falada à distância. O pedido de privilégio foi matriculado sob o nº 2.274.
Guglielmo Marconi, no dia 12 de dezembro, efetua a primeira transmissão transoceânica radiotelegráfica, sinais radioelétricos, através do Atlântico, de Poldhu (Inglaterra) à Saint-Thomas (Terra Nova - Canadá).
1902 – A 12 de outubro, o jornal americano New York Herald, Fifth Section, publicou uma longa reportagem sobre Roberto Landell de Moura e seus inventos, com os títulos “Talking over a gap of miles along a ray of light” – Brazilian Priest´s Invention”, ilustrada com uma fotografia do cientista brasileiro, com os seguintes dizeres embaixo: “Padre Landell de Moura – Inventor do telefone sem fio” (“Rev. Father Landell de Moura – Inventor of the Wireless Telephone apparatus”).
1904 – A 20 de agosto, Roberto Landell de Moura traçou um projeto de transmissão de imagens à distância, que ele batizou de The Telephotorama ou Visão à Distância. Tratava-se da televisão.
Roberto Landell de Moura, a 11 de outubro, conseguiu no The United States Patent Office of New York a patente de nº 771.917, para o Transmissor de Ondas (Wave Transmitter).
A 22 de outubro, Roberto Landell de Moura conseguiu no The United States Patent Office of New York as patentes de nº 775.337 para o Telefone sem fio (Wireless Telephone) e de nº 775.846, para o Telégrafo sem fio (Wireless Telegraph).
Na Inglaterra, J. A. Fleming inventa a válvula termiônica, ou “válvula eletrônica” – um sensível detector de ondas de rádio que torna possível o futuro desenvolvimento da radiotelefonia e da programação radiofônica.
1906 – A 20 de outubro, o engenheiro Lee De Forest anuncia a invenção da válvula eletrônica a vácuo, também chamada válvula de três pólos, ou triodo, que dá origem à eletrônica moderna.
Primeira emissão radiofônica autêntica nos Estados Unidos.
1915 – Inaugurada a ligação telefônica costa a costa, entre Nova York e San Francisco, no dia 25 de janeiro. Graham Bell, em Nova York, repete para Thomas Watson a frase famosa: “Mr. Watson, come here. I need you!”.
1920 – É inaugurada a primeira emissora de rádio do mundo, a KDKA de Pittsburgh, que transmite notícias sobre as eleições presidenciais norte-americanas.
1921 – Primeiras audições radiofônicas na França.
O físico francês Édouard Belin transmite imagens através de ondas hertzianas (belinógrafo).
1922 – A 7 de setembro, a primeira transmissão de rádio é feita no Brasil: o discurso de Epitácio Pessoa, do Rio de Janeiro para a Praça da Sé, em São Paulo.
1923 – Baird transmite silhuetas.
1927 – Os laboratórios Bell fazem as primeiras demonstrações de televisão.
1928 – A BBC oferece os seus estúdios a Baird para fazer televisão.
1931 – Barthélemy realiza uma emissão pública de televisão.
Na inauguração da estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a iluminação foi acionada por um sinal de rádio de ondas curtas, transmitido da Itália por Guglielmo Marconi.
1934 – Os americanos Zworykin e Farnsworth, separadamente, realizam o iconoscópio, analisador eletrônico de imagens, que assegura o futuro da televisão.
1935 – Por iniciativa do ministro Mandel, começa a funcionar uma estação experimental de televisão, na torre Eiffel.
1936 – Londres transmite programas regulares de televisão.
1937 – Início das emissões regulares de televisão na França.
1941 – Nos EUA, o Empire State Building emite regularmente programas televisionados.
1943 – Primeiro telejornal, em Schenectady (EUA).
1944 – Baird, nos EUA, propõe um sistema de televisão a cores.
1947 – Em dezembro, William Shockley, Walter Brattain e John Bardeen, cientistas dos Laboratórios Bell, inventaram o transistor, uma das maiores conquistas do século XX.
1948 – Só os EUA, a Grã-Bretanha, a França e a URSS difundem programas regulares de televisão.
1951 – Em Nova Iorque é apresentada uma emissão pública de televisão a cores.
1957 – A 4 de outubro, os russos lançam ao espaço o primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik-1.
1958 – Os físicos Townes e Schawlow expõem o princípio do laser.
1960 – Os EUA fabricam os primeiros lasers.
1961 – Ao assinar o Decreto nº 50.666, de 30 de maio, o presidente Jânio Quadros cria o Conselho Nacional de Telecomunicações.
1962 – A América do Norte dispõe de cento e oitenta e dois milhões de radiorreceptores, a Europa, de novanta e um milhões, a Oceania de três milhões e meio.
No dia 10 de julho, o primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar I, é posto em órbita. Dias depois esse satélite faz as primeiras transmissões de TV entre os Estados Unidos e a Europa.
Sessenta e cinco países difundem programas regulares de televisão.
A América do Norte possui cinqüenta e nove milhões de televisores; a Europa vinte e seis milhões; a África, cem mil.
Os técnicos americanos reparam uma avaria no cérebro do Telstar, através do rádio, a 4000 km de distância.
1963 – A Casa Branca e o Kremlin decidem estar ligados diretamente por um “telefone vermelho”.
Mariner II estabelece uma comunicação pelo rádio com a Terra, a 53 milhões de quilômetros.
Os americanos batizam a era dos cérebros eletrônicos com o nome de inteletrônica.
1969 – No dia 16 de março, é inaugurado o tronco sul de microondas da Embratel, entre São Paulo e Porto Alegre, via Curitiba.
Dia 20 de julho, descida do primeiro homem na Lua, na missão Apollo XI. A Embratel transmite as imagens ao vivo.
1970 – O sistema de discagem direta à distância (DDD), entre Porto Alegre e São Paulo, é inaugurado no dia 15 de julho.
1975 – A 10 de novembro, é inaugurado o sistema de discagem direta internacional da Embratel (DDI).
1976 – No dia 5 de maio, a Telebrás cria o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico Padre Roberto Landell de Moura (CPqD), em Campinas-SP.
1980 – Inaugurado o cabo submarino BRUS, que liga o Brasil aos Estados Unidos. O terminal brasileiro se encontra em Fortaleza.
1982 – Inaugurado, a 21 de outubro, o cabo submarino Atlantis, entre o Brasil, a Europa e a África.
1985 – A 8 de fevereiro, é lançado com sucesso, da base de Kourou, na Guiana Francesa, o Brasilsat A-1, primeiro satélite doméstico brasileiro.
1986 – No dia 28 de março, é lançado com sucesso o Brasilsat A-2, segundo satélite doméstico brasileiro.
1989 – Inaugurado no Rio de Janeiro, a 30 de novembro, o primeiro sistema de telefonia celular do Brasil.
1997 – Fernando Henrique assina, a 16 de julho, a Lei Geral de Telecomunicações, que redefine o modelo institucional e cria a Agência Nacional de Telecomunicações.
Instala-se, a 5 de novembro, a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL sob a presidência de Renato Guerreiro.
Vanderlei Amaral
terça-feira, 26 de abril de 2011
“PATRONO DOS RADIOAMADORES DO BRASIL”
Após a invenção do rádio, nada melhor que o próprio inventor deste aparelho ser o patrono dos radioamadores brasileiros. A ideia foi de José Gomes da Silva-PY2JGS, com o apoio do Diretor Seccional da LABRE/SP, Hugo Adelino da Silva-PY2DSQ. Eles realizaram um trabalho e o sugeriram a Remy Flores Toscano-PT2, presidente da LABRE na época, que sugeriu que tal assunto fosse encaminhado ao Conselho Federal da LABRE. Em uma reunião realizada em Brasília, no dia 25 de setembro de 1981, o Pe. Landell de Moura foi oficialmente declarado “Patrono dos Radioamadores do Brasil”.
Agradecimentos especiais a Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, criador do Memorial Landell de Moura.
Vanderlei Amaral
segunda-feira, 25 de abril de 2011
SEMANA PE. LANDELL DE MOURA É LEI NO RS
Aprovada no dia 03 de novembro de 1999, a “Semana Padre Landell de Moura” é comemorada de 24 a 30 de setembro. A lei n° 11.384 foi assinada pelo Governador da época, Olívio Dutra.
Agradecimentos especiais a Ivan Dorneles Rodrigues – PY3IDR, criador do Memorial Landell de Moura.
Vanderlei Amaral
domingo, 17 de abril de 2011
NOSSO CLUBE SÓ EXISTE GRAÇAS À LANDELL
OBS: O nosso símbolo, em forma de banner, foi apresentado a todos que compareceram à Câmara Municipal.
Vanderlei Amaral
quarta-feira, 6 de abril de 2011
BRASÃO DO CLUBE DE RADIOAMADORES
No dia 31 de março de 2011, foi criado oficialmente o brasão do Clube de Radioamadores do CMPA. O formato é baseado no brasão do Colégio Militar. Na parte superior está nosso indicativo de estação rádio, abaixo do indicativo está o nome do colégio, e a seguir, “radioamadores” representa o nome do clube. No centro do brasão, há um símbolo que se destaca. A parte em azul é o vetorial, símbolo da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. O raio prateado representa os radioamadores. Por fim, na parte inferior está o ano de criação do clube, 2010.
Vanderlei Amaral
sábado, 2 de abril de 2011
NOSSO CLUBE PODERÁ TER CONCORRENTES
O Clube de Radioamadores do CMPA foi criado em 2010, e desde então já foi elogiado e reconhecido por inúmeras pessoas. Apesar de poucos integrantes no clube, já fizemos atividades muito interessantes. No último encontro do ano passado, por exemplo, fizemos uma demonstração de modulação de raio laser. Uma breve explicação: ligado à entrada de som do computador, havia um foto transistor receptor. Apontado a ele, estava um laser comum, esse que se compra em qualquer loja. O laser era alimentado por três pilhas, mas a alimentação do laser estava sendo interrompida (sem podermos notar) pela frequência que saía de um fio, vindo da saída de som de um pequeno rádio FM. Assim, a luz de raio laser era modulada pela pela frequência da saída de som do rádio, e podíamos ouvir qualquer rádio sendo transmitida pela luz. Essa atividade foi assistida por dois radioamadores, alguns alunos e um professor do Instituto de Física da UFRGS, o Sr. Paulo Machado Mors. Todos, gostaram da atividade e do trabalho que era realizado no clube. Depois veio o blog, que também teve grande repercussão no meio radioamadorístico.
Um outro exemplo, é que no dia 24 de março de 2011, tivemos a visita do Prof. Claudio Enrique Fernandez Rodriguez, do Instituo Federal de Ciência do RS, e responsável pelos cursos de extensão do IFET-Canoas, e também a visita do Eng. Elétrico Paulo Ilaga Cerafine, do Laboratório de Comunicações do Departamento de Eng. Elétrica da UFRGS. Eles estavam interessados no nosso clube e na maneira que trabalhávamos, pois queriam criar um clube de radioamadores em canoas e outro na UFRGS. Então, visitaram nosso clube para nos “espionar”, como disseram, pois o objetivo era se basear no nosso clube, na maneira como trabalhávamos, para criarem “concorrentes”. Da maneira mais saudável possível, tínhamos visitantes interessados em nos copiar, para expandirem ainda mais o radioamadorismo às pessoas que desconhecem essa prática.
O objetivo primordial do nosso clube não é formar radioamadores, e sim ensinar Física através do radioamadorismo, Em geral, esse é o objetivo de qualquer clube escolar: atrair os alunos com algo interessante e ao mesmo tempo ensiná-los assuntos importantes, como circuitos elétricos, ondas, campos, eletricidade, magnetismo, eletrônica, que são assuntos básicos da Física. Hoje em dia, essa é uma boa maneira de ensinar, e se todas as escolas seguissem nosso exemplo, com certeza teríamos… mais radioamadores no mundo.
Vanderlei Amaral