domingo, 17 de abril de 2011

NOSSO CLUBE SÓ EXISTE GRAÇAS À LANDELL

          Nessa quinta-feira, 14 de abril, houve uma palestra sobre o Pe. Roberto Landell de Moura na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, no Plenário Otávio Rocha. A palestra foi ministrada pelo Ten. Bruscato, e estavam presentes a presidente da Câmara dos Vereadores, Sofia Cavedon, 23 outros vereadores, alguns alunos e militares do CMPA, o sr. Newton Braga Rosa, Sec. Mun. do INOVAPOA , outros professores e convidados. A palestra durou aproximadamente dez minutos, e o Tenente chamou a atenção dos vereadores presentes para incentivarem as pequenas ideias, pois elas podem se tornar grandes descobertas, assim como foi com Landell. Logo após foi demonstrada uma experiência de reflexão interna total. Essa experiência consiste em uma garrafa pet cheia de água, com um pequeno furo na sua lateral, e com um laser apontado para esse furo. Com a tampa fechada, a luz do laser passa pelo buraco em linha reta, mas com a tampa aberta a água começa a cair pelo orifício, e a luz... faz a curva da queda junto com a água. Todos os vereadores presentes ficaram impressionados ao verem a luz do laser fazer uma respeitável curva de mais ou menos 45° e cerca de 20cm de comprimento. Após, alguns vereadores deram suas próprias manifestações sobre a palestra.
Câmara Municipal de Porto AlegreCâmara Municipal de Porto Alegre
          Como 2011 é o ano da inovação Pe. Roberto Landell de Moura, e o fato de que ele inventou o rádio, e não Marconi, está sendo espalhada em forma de campanhas, livros, selos e palestras. O Pe. Landell é o patrono dos radioamadores brasileiros, e tem como principais inventos o transmissor de ondas, telégrafo sem fio, telefone sem fio e o receptor de sinais luminosos. A sala rádio do Clube de Radioamadores do CMPA leva o nome Pe. Roberto Landell de Moura. No final da palestra conversamos com Ivan Dorneles Rodrigues, autor do livro “Brasileiro, Gaúcho, Um Gênio Diferente: Landell de Moura” e também criador do Memorial Landell de Moura.
Câmara Municipal de Porto AlegreCâmara Municipal de Porto Alegre
          Existem vários clubes de radioamadores espalhados pelo mundo, mas nenhum é semelhante ao nosso, pois aprendemos, além da prática, a teoria. O ensino da Física através do Radioamadorismo, é o nosso lema.
Câmara Municipal de Porto Alegrefoto
OBS: O nosso símbolo, em forma de banner, foi apresentado a todos que compareceram à Câmara Municipal.
Vanderlei Amaral

Um comentário:



  1. interesting blog. It would be great if you can provide more details about it. Thanks you




    Gerador De Linha Laser

    ResponderExcluir