A primeira linha telegráfica foi construída entre as cidades de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América e, a 24 de maio de 1884, Samuel Finley Breese Morse, no seu alfabético telegráfico, transmitiu a primeira mensagem: What hath God wrought! (O que Deus tem feito!). E o operador, em Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente. Em Washington, o extremo da linha fora colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no dia 24 de maio de 1884. A invenção do telégrafo elétrico representou, sem dúvida, um grande passo na história das comunicações. Logo, o manipulador de morse tornou-se um símbolo mundial de uma época que encurtava as grandes distâncias.
Em 1944 o então Presidente da República Getúlio Vargas instituiu, no Brasil, o dia 24 DE MAIO, como sendo o DIA DO TELEGRAFISTA.
Getúlio Vargas considerava esse profissional verdadeiro herói anônimo, com relevantes serviços prestados à coletividade.
Alô amigo Amaral, feliz Dia do Telegrafista, para todos nós.
ResponderExcluirForte 73. _ _ . . . . . . _ _
Ten Bruscato
ROBERTO LANDELL DE MOURA - (1861-1928)
ResponderExcluirPioneiro das Telecomunicacões
INVENTOR DO RÁDIO e do Telefone Sem Fio, antes de marconi, foi citado pelo governo como um louco.
Parabéns pelo belíssimo e rico trabalho que desenvolvem em torno do radioamadorismo e, em particular, da telegrafia.
ResponderExcluirNão deixemos o CW morrer!!
Minha saudação e meu fte 73 a todos.
Antônio M. Waked - Cel R/1
PY-1-DSG/PY-4 (Telegrafista de coração)